quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ataque à Língua Portuguesa em Timor-Leste: Verdade ou Puro Alarmismo?

Nuno Almeida

Nas últimas semanas voltou a polémica em torno de um suposto ataque contra a língua portuguesa em Timor-Leste. O protagonismo de tal ataque é atribuído a Kirsty Sword-Gusmão, Embaixadora de Boa Vontade para os Assuntos da Educação e responsável pela equipa do Conselho Nacional da Educação que tem trabalhado em torno da definição de uma política linguística para a educação, defendendo uma “Educação com Base na Língua Materna”.

Pelo que se percebe, há duas opiniões bem distintas: de um lado estão aqueles que vêem na defesa das línguas maternas e valorização do tétum um ataque disfarçado à presença da língua portuguesa aqui em Timor, chegando a supor que se adivinha a substituição do português pelo inglês; do outro lado estão os que consideram não haver qualquer ataque à língua portuguesa na agenda do CNE e que tais suposições são fruto de afirmações não fundamentadas, erros e imprecisões.

Compilei alguns textos que considero serem esclarecedores sobre o desenvolvimento da referida polémica. Para além de notícias e posts, incluo também alguns comentários da blogosfera identificados e escritos num registo compatível com este nosso blogue. Assim, porque este é um assunto que nos toca enquanto professores de língua portuguesa em Timor-Leste, podem descarregar o documento abaixo e ficar com uma perspectiva geral.




Bookmark and Share

Sem comentários: