domingo, 25 de abril de 2010

Aprendizagem de Língua Estrangeira e Identidade Sociocultural: Conflitos e Transformações do Aprendiz

Adriana Contin

“Este estudo tem por base o caso de dois alunos estrangeiros, aprendizes de português no Brasil. Tem como principal objetivo abordar as questões relativas ao uso, ensino e aprendizagem de línguas e as manifestações de conflitos e transformações das identidades autônoma e heterônima, sociais e culturais dos aprendizes em contexto formal de aprendizagem de línguas e seus efeitos no resultado final da aprendizagem. A análise mostra que aquele mais ligado à sua identidade autônoma apresentou limitações em seu desenvolvimento linguístico comunicativo; e o que se mostrou mais distanciado dela teve mais oportunidades para adquirir as competências linguísticas necessárias na língua-alvo. Este estudo visa contribuir para campo de investigações sobre os diversos cenários de ensino e aprendizagem de línguas e fomentar o debate sobre as questões que envolvem a cultura e identidade.”

Um artigo que descreve o percurso de aprendizagem da língua portuguesa (PLE) no Brasil de dois aprendentes, tentando analisar de que modo as questões de identidade cultural e social, as referências históricas culturais e linguísticas influenciam o resultado da aprendizagem. Um dos observados é timorense, o que faz com que a leitura deste artigo possa, de facto, acrescentar algo ao nosso entendimento do processo de ensino-aprendizagem da LP em Timor-Leste.

O texto completo pode ser descarregado clicando na miniatura abaixo.




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