domingo, 27 de junho de 2010

Timor e a Língua Portuguesa no seu Projecto Educativo

Mariette Bolina

«O texto que preparei para a nossa “conversa”, apesar de ter por base uma vasta recolha de informação documental, é, sobretudo, o fruto de uma gratificante experiência profissional e pessoal, como coordenadora, e também, como docente, num Curso de Formação de Professores de Português, na UNTL, Universidade Nacional de Timor-Leste, em Díli.»

Este texto, que foi publicado na Revista Lusófona de Educação, 6, pp. 179 – 193, e que serviu de base a uma comunicação apresentada em conferência realizada na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, a 5 de Abril de 2005, centra-se no enquadramento da língua portuguesa no projecto educativo em Timor-Leste, fornecendo uma perspectiva sobre o contexto educativo e seus antecedentes neste país ao mesmo tempo que destaca algumas iniciativas promotoras de uma maior qualidade do ensino em geral, incluindo-se neste, mais especificamente, o ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Para além do objecto central, são incluídas também algumas notas sobre a geografia, a história, a religião e a sociedade timorenses.

É interessante, através da leitura do artigo, acedendo ao panorama educativo existente há cinco anos, cujo desenvolvimento se encontrava “num estado de grande fragilidade organizacional, científica e pedagógica”, verificar que este texto continua, em larga medida, actual.

Descarreguem o artigo clicando sobre a minatura.




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