segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Língua Portuguesa e o Conflito Intergeracional em Timor-Leste.

Texto de Marisa Ramos Gonçalves.

Resumo:
«O movimento de solidariedade pela independência de Timor-Leste em Portugal constituíu uma das manifestações de união nacional mais marcantes da história contemporânea portuguesa. A escolha do Português como Língua oficial desta antiga colónia emergiu junto da opinião pública Portuguesa como uma opção lógica da liderança timorense e abriu portas a um forte investimento público de cooperação no ensino e promoção da Língua Portuguesa em Timor-Leste. No entanto, uma análise objectiva da realidade social e política do período pós-independência em Timor-Leste teria sido instrumental na orientação da cooperação Portuguesa para a escolha de estratégias mais inclusivas e ‘apolíticas’ de ensino da língua. A Língua Portuguesa é um factor de tensão entre a ‘geração de 1975’, educada no tempo colonial português, e a denominada ‘gerasaun foun’ que cresceu durante a ocupação Indonésia. O papel desta geração mais jovem na frente clandestina urbana e junto dos movimentos pró-democracia indonésios foi indispensável na projecção internacional da causa timorense. Se por um lado a geração que liderou a resistência timorense na luta armada e na frente diplomática defende um nacionalismo e identidade timorenses com raízes lusófonas, a ‘geração foun’ identifica-se com uma identidade pós-colonialista baseada nos laços étnicos com Timor Ocidental e nos ideais de luta pela democracia partilhados com os activistas indonésios. Este artigo argumenta que uma política de cooperação para a promoção da Língua Portuguesa em Timor-Leste deverá construir-se a partir de um conhecimento mais efectivo da realidade cultural e política local. A paz social e o diálogo intergeracional saíriam mais beneficiados com programas especificamente desenhados para a ‘gerasaun foun’ e a ainda mais jovem ‘gerasaun independensia’ e, por outro lado, com ênfase na valorização das línguas locais.»

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