segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Desenvolvimento de Competências Comunicativas em Português L2: o caso de Timor-Leste.

Texto de Célia Morgado Choupina e Isabel Ribeiro.

Resumo:
«O ensino da língua portuguesa em Timor-Leste deve ter em consideração que o português (LP) é língua oficial, como tal é a língua de escolarização e de acesso aos saberes. No entanto, ensinar a LP, num território multilingue, é prover o falante da capacidade de usar a língua de forma adequada às situações de comunicação em que se encontra, sendo necessário levá-lo ao conhecimento do mundo e da realidade em que vive, mas também dotá-lo de competência linguística. A metodologia utilizada, neste contexto de ensino-aprendizagem, deve promover a criação de sequências didáticas e de cenários pedagógicos que visem o trabalho integrado das várias macrocompetências: ouvir, interagir e falar, ler e escrever. Considerando-se que os aprendentes terão de construir o conhecimento da LNM (L2 em TL) sobre a gramática da(s) sua(s) LM, devem privilegiar-se práticas pedagógicas que desenvolvam a competência comunicativa, a qual envolve um vasto conjunto de saberes. Deste conjunto, iremos refletir sobre a competência gramatical, evidenciando algumas especificidades do Português por contraste com a língua tétum, articulando a idade, o perfil e o nível de proficiência linguística dos aprendentes. Neste sentido, as práticas de ensino da língua devem ser abordagens comunicativas, baseadas numa gramática comunicativa que está na base do conhecimento interiorizado de qualquer língua. Tendo por base estas considerações, apresentar-se-á um percurso pedagógico- didático ilustrativo.»

Pode ler e/ou descarregar o texto completo abaixo:


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