segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O género em Português Europeu e em Tétum: reflexões para uma didática do PL2 em Timor-Leste.

Texto de Célia Morgado Choupina.

Resumo:
«O género em Português Europeu é uma categoria morfológica e lexical mas também morfossintática, marcada por diversos processos. Enquanto categoria morfossintática, todos os nomes têm um género (Câmara 1970), o qual permite a concordância das palavras na frase. Assim, a marcação do género nos nomes é obrigatória e o seu tratamento prende-se com duas questões nucleares: (i) a não correlação das noções de género e sexo; (ii) a diversidade de processos para expressar o género, não sendo, em caso algum, por flexão nominal (Villalva, 2000). O adjetivo concorda com o nome com o qual se relaciona, variando o género, sempre que a forma o permite, segundo as propriedades do nome. Em Tétum, o género parece não ser uma categoria morfossintática e mostra estar correlacionado com a noção de sexo, sendo que apenas é marcado no caso dos nomes de seres animados. Nos restantes nomes, não há variação de género e os adjetivos são igualmente invariáveis quanto ao género.
A presente comunicação tem como objeto de reflexão a categoria género nos nomes e nos adjetivos, na perspetiva da linguística comparada entre o PE e o Tétum. Assim, pretendemos dar cumprimento a dois objetivos: evidenciar as marcas específicas da formação do género nas duas classes em análise e nas duas línguas, realçando-se as semelhanças e as diferenças; considerando que a didática de uma L2 deve ter em consideração as possíveis áreas de transferência, enunciar e justificar a necessidade de ter presente aquelas reflexões no ensino do PL2 em Timor-Leste, adaptando o ensino-aprendizagem a uma realidade diferente (Batoréo, 2008).»

Pode ler e/ou descarregar o texto completo abaixo:


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