Texto de Célia
Morgado Choupina, Filipe Silva e
João Sampaio Maia.
Resumo:
«A Língua Portuguesa tem sido uma
das principais apostas da Cooperação Portuguesa em Timor-Leste. O Projeto de
Reintrodução da Língua Portuguesa (PRLP), da responsabilidade do Instituto de
Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) de Portugal, iniciou-se em 2000 e, desde então,
tem focado a sua ação em diferentes sectores da sociedade timorense. Nos
primeiros anos, os docentes portugueses integrados no PRLP leccionam Português
a alunos timorenses dos diferentes níveis escolares, mas, a partir de 2003, o
PRLP passa a centrar a sua ação na formação em Língua Portuguesa de professores
timorenses de diferentes níveis escolares e áreas científicas dos treze
distritos do país. Em 2005, contrariando a situação vigente na altura em que a
formação de professores, quer na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e
(UNTL), quer no Instituto de Formação de Professores, em Baucau, era
desenvolvida em tétum e em indonésio, é concebido e implementado, na UNTL, um
curso de formação inicial de educadores de infância e de professores do ensino
primário, cujo funcionamento é assegurado, no campo da Língua Portuguesa, por
docentes portugueses e brasileiros.
Em 2009, o PRLP converte-se em
PCLP (Projecto de Consolidação da Língua Portuguesa) e, com a colaboração da
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPPorto), o
curso da UNTL é reestruturado, transforma-se numa licenciatura e a língua
veicular de ensino passa a ser o Português, em todas as áreas científicas. Em
2010, inicia-se o período de transição do curso antigo para o novo que estará
em pleno funcionamento em 2012.»
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