Dissertação de mestrado de Agapito da Costa Jerónimo.
Resumo (excerto):
«O título completo da dissertação
é «Formação contínua de professores do ensino não superior em Timor-Leste:
referências e modelos, discursos e lógicas da realidade, expectativas e níveis
de qualificação». A reconstrução de Timor-Leste, como nação, passa pela
educação e em primeiro lugar pela formação de professores. A par da formação
inicial torna-se ainda mais urgente a educação e formação contínua dos
professores do ensino não superior que estão em serviço em Timor-Leste.
Faz-se um estudo sumário da
situação passada, presente (e futura) da formação de professores do ensino não
superior em Timor-Leste. Como tem sido feita a formação de professores em
Timor-Leste? Quais as referências fundamentais de hoje para a formação de
professores? Quais as representações dos agentes educativos de Timor-Leste
sobre a formação de professores do ensino não superior?
Atendendo a que ainda não há
muitos estudos sobre a educação em Timor-Leste, esta é uma das primeiras
abordagens sobre a formação contínua de professores em Timor-Leste e reveste-se
de um carácter exploratório. Utiliza-se um questionário e entrevistas para
recolha de dados, com recurso à estatística descritiva e à análise de
conteúdo.»
Pode ler e/ou descarregar o texto completo abaixo:
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