Texto de Célia
Morgado Choupina, Filipe Silva, Isabel Ribeiro e João Sampaio Maia.
Resumo:
«O Projeto de Reintrodução da Língua Portuguesa (PRLP) em Timor-Leste, da responsabilidade do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), decorre desde 2000, centrando-se no desenvolvimento de competências em Língua Portuguesa. Em 2009, o PRLP passou a ser assessorado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPPorto) e transformou-se em Projeto de Consolidação da Língua Portuguesa (PCLP) mantendo, na sua essência, a linha de rumo seguida até então. A partir de 2011 e em consonância com as conveniências do sistema educativo e as orientações do Ministério da Educação de Timor-Leste, o PCLP vai centrar-se no desenvolvimento da formação de docentes, não só em Língua Portuguesa, mas também noutras áreas de competências docentes. Não descurando a formação inicial e contínua de docentes dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, a sua ação focalizar-se-á na formação contínua de professores do Pré-Secundário e do Secundário e no desenvolvimento de uma bolsa de formadores timorenses que possam, futuramente, continuar o trabalho realizado até aqui pelo PRLP/PCLP. No que se refere à vertente pedagógico-didática, pretende-se pôr em prática metodologias e estratégias que visem o desenvolvimento da competência comunicativa adequada à realidade timorense, o que implica dominar diversas competências: lexical, gramatical, sociolinguística, pragmática, discursiva e estratégica. As práticas de ensino desenvolver-se-ão pondo em contraste as especificidades estruturais da língua portuguesa e as da língua tétum (e, se possível, as de outras línguas timorenses).»
«O Projeto de Reintrodução da Língua Portuguesa (PRLP) em Timor-Leste, da responsabilidade do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), decorre desde 2000, centrando-se no desenvolvimento de competências em Língua Portuguesa. Em 2009, o PRLP passou a ser assessorado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPPorto) e transformou-se em Projeto de Consolidação da Língua Portuguesa (PCLP) mantendo, na sua essência, a linha de rumo seguida até então. A partir de 2011 e em consonância com as conveniências do sistema educativo e as orientações do Ministério da Educação de Timor-Leste, o PCLP vai centrar-se no desenvolvimento da formação de docentes, não só em Língua Portuguesa, mas também noutras áreas de competências docentes. Não descurando a formação inicial e contínua de docentes dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, a sua ação focalizar-se-á na formação contínua de professores do Pré-Secundário e do Secundário e no desenvolvimento de uma bolsa de formadores timorenses que possam, futuramente, continuar o trabalho realizado até aqui pelo PRLP/PCLP. No que se refere à vertente pedagógico-didática, pretende-se pôr em prática metodologias e estratégias que visem o desenvolvimento da competência comunicativa adequada à realidade timorense, o que implica dominar diversas competências: lexical, gramatical, sociolinguística, pragmática, discursiva e estratégica. As práticas de ensino desenvolver-se-ão pondo em contraste as especificidades estruturais da língua portuguesa e as da língua tétum (e, se possível, as de outras línguas timorenses).»
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